sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Castilhismo




Líder: Júlio Prates de Castilhos
Movimento: Castilhismo
País: Brasil

Embora tenha origens ideológicas no pensamento de Venâncio Aires, o castilhismo como alinhamento político surgiu junto com a ascensão pessoal de Castilhos e do Partido Republicano Riograndense, em 1882. 

Ele foi eleito pela primeira vez para o governo estadual em 1891. E em 1893, ocorreu a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, uma verdadeira guerra civil gaúcha em que os liberais pegaram em armas contra o governo de Castilhos e foram derrotados.

Júlio de Castilhos exerceu influência singular sobre a política gaúcha. A constituição estadual de 1891, elaborada por ele, inspirava-se muito fortemente no positivismo do filósofo francês Auguste Comte e garantia ao governante os meios legais de implementar a política de inspiração positivista. Essa foi a primeira constituição estadual da república a ser concluída, e acabou servindo de base a diversas outras no país, disseminando assim seus ideais. Tal constituição pretendia implementar no caráter do regime republicano aspectos racionais, fundamentados na história e na ciência a fim de superar aspectos populares ou metafísicos.

O chamado castilhismo consolidou-se como corrente política e teve voz ativa por cerca de quarenta anos, principalmente no Rio Grande do Sul, mas também no restante do Brasil. Borges de Medeiros, sucessor de Castilhos, seguiu firmemente os ideais do mestre à frente do governo estadual. No plano nacional, Getúlio Vargas procurou implementar o castilhismo no Estado Novo (1937-1945).

Entre seus princípios, constariam:
A escolha dos governantes baseado na sua pureza moral e não na sua representatividade popular;
Na política devem ser eliminadas as disputas político partidárias e valorizar só a virtude;
O governante deve regenerar a sociedade, e o Estado comandar a transformação e modernização da sociedade.
Concentração de Poderes no Executivo, acabando com a chantagem do Parlamento ao qual historicamente era reduto da oligarquia;
Mecanismos de participação direta como plebiscitos e referendos populares de forma obrigatória, estabelecendo um elo direto entre Executivo e povo;
Se denominando como um Estado Empresário, assumiria um papel intervencionista, regulando e intervindo ocasionalmente na economia e, sobretudo, atuando diretamente no domínio econômico através de empresas públicas e sociedades de economia mista geridas pelo Estado, qual se traduzia na planificação da economia. Também promoveu os direitos trabalhistas sendo intermediados por um órgão estatal (Justiça trabalhista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maria Quitéria

Maria Quitéria de Jesus Medeiros nasceu no Sítio do Licurizeiro, na comarca de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, atual muni...