segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Socialismo Nacional Sírio




Líder: Antoun Saadeh

Movimento: Socialismo Nacional Sírio
País: Grande Síria

Fundada em Beirute em 1932 como uma organização de libertação anticolonial e nacional hostil ao colonialismo francês, o partido teve um papel significativo na política libanesa e foi envolvido em tentativas de golpes de estado em 1949 e 1961 na sequência do qual foi completamente reprimido. Com o início do conflito árabe-israelense, em 1948, Saadeh radicalizou postura anti-sionista do partido, declarando que "a nossa luta com o inimigo não é uma luta pelas fronteiras, mas pela existência." e permaneceu ativo na resistência contra a invasão israelense do Líbano em 1982 e subsequente ocupação do sul do Líbano até 2000, enquanto continuamente apoiou a presença síria no Líbano.
Na Síria, a SSNP se tornou uma grande força política no início de 1950, mas foi completamente reprimido em 1955.
Manteve-se organizado, e em 2005 foi legalizado e se juntou ao Partido Ba'ath liderando a Frente Nacional Progressista. A partir de 2012 a 6 de Maio de 2014, o partido fazia parte da Frente Popular para a Mudança e Libertação.

O SSNP foi organizado com uma estrutura hierárquica e um líder poderoso. Sua ideologia era uma forma inteiramente secular do nacionalismo; de fato, ele postulou a completa separação entre religião e política como uma das duas condições fundamentais para a verdadeira unidade nacional. A outra condição foi determinada a reforma económica e social.

Em seu livro, Saadeh formulou sua crença na existência de uma nação síria em uma pátria definida como abrangendo toda Síria histórica (estendendo ao Canal de Suez, no sul) e incluindo a Síria moderna (Palestina, Líbano, Jordânia, Iraque e Kuwait). Os limites do ambiente histórico em qual a nação síria evoluiu ia muito além do âmbito geralmente atribuído à Síria.
Segundo Saadeh, a Síria é historicamente, culturalmente e geograficamente distinta do resto do mundo árabe, que ele divide em quatro partes. Ele traçou a história da Síria como uma entidade distinta voltada para os fenícios, cananeus, assírios, babilônios, etc, e argumentou que Sirianismo transcendeu distinções religiosas.
Saadeh discorda que tanto a língua como a religião como características de definição de uma nação e argumentou que as nações se desenvolvem através do comum desenvolvimento de um povo que habita uma região geográfica específica.

Ele considerou que o processo de evolução humana a partir de caçadores-coletores para a agricultura estabelecida estava entre os fatores mais importantes que levaram à criação da propriedade privada e do sistema de classes. Saadeh destacou o papel que o sistema de classes desempenharam o florescimento da troca e do comércio e a criação das riquezas. Ele também enfatizou a ligação entre os modos de produção econômicos e o estabelecimento de normas e valores culturais.

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