segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Legião de São Miguel Arcanjo




Líder: Corneliu Codreanu

Movimento: Legião de São Miguel Arcanjo
País: Romênia

A Guarda de Ferro teve grande penetração entre as camadas populares romenas. Seus membros usavam uniformes verdes (considerados símbolo de rejuvenescimento) e por isso receberam o apelido de "camisas verdes". Entre eles, saudavam-se como os antigos romanos. O símbolo principal utilizado pela Guarda de Ferro era uma cruz tripla, representando barras de prisão (como símbolo do martírio), às vezes chamada "cruz do arcanjo Miguel".

Batalhão do Comércio Legionário: com um conceito revolucionário da economia, contribuiu o Movimento Legionário através de seu próprio comércio, liberando-o da sujeição aos juros e ao dinheiro. A competência comercial do Movimento era orientada a desestabilizar o sistema econômico burguês e o espírito de lucro desmedido. Lojas e refeitórios populares implementaram o espírito revolucionário da Legião.

Campos de Trabalho: parte importante da doutrina legionária, pretendia a transformação material e espiritual da nação. A Romênia Legionária de Codreanu tinha que ser conquistada pelo esforço voluntário de todo o movimento. O trabalho voluntário tencionava, por meio da fadiga e do sacrifício comunitário, unificar todos os romenos em uma mesma fé, em um mesmo empenho nacional e socialista.

Seu objectivo era a renovação espiritual e moral e a criação de um novo indivíduo. Eles queriam modificar a estrutura espiritual dos indivíduos no sentido de fazer dele uma melhor pessoa, mais inteligente e mais honesta. Escreveu vários livros e manuais entre eles o Manual do Chefe destinado à orientação espiritual e política dos jovens legionários. Organizou uma ampla rede de atividades, enlaçando as procissões religiosas, as marchas militares, o trabalho voluntário em áreas rurais e a elaboração de hinos religioso-políticos para difundir o ideário da LSMA.

Para os chefes da guarda de ferro aplicava-se um voluntário estilo de austeridade; os mesmos não deviam nunca se mostrar em público se divertindo em teatros e festas profanas. Não deviam ostentar luxo e riquezas, deviam dispor de si mesmos até o fundo.

Corneliu Zelea Codreanu acrescentou à estrutura formal da Legião seis leis fundamentais:

1. A lei da disciplina: sê legionário disciplinado, que só deste modo sairás vitorioso. Segue o teu chefe na boa como na má sorte.
2. A lei do trabalho: trabalha cada dia. Trabalha com amor, que a recompensa do trabalho não seja a ganância e sim a satisfação de ter posto um tijolo para a glória da Legião e do florescimento da Pátria.
3. A lei do silêncio: fala pouco, fala quando seja necessário, quanto seja necessário. Tua oratória é a oratória da acção. Tua obra, deixa que sejam os outros que a comentem.
4. A lei da educação: deves converter-te em outro, em herói. Faz tua escola no Cuib. Conhece bem a legião.
5. A lei da ajuda recíproca: ajuda o irmão a quem tenha ocorrido uma desgraça. Não o abandones.
6. A lei da honra: Caminha somente pela via da Honra. Luta e nunca sejas vil. Deixa aos outros as vias de uma infância, melhor cair lutando sobre o caminho da honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maria Quitéria

Maria Quitéria de Jesus Medeiros nasceu no Sítio do Licurizeiro, na comarca de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, atual muni...